quarta-feira, 8 de junho de 2011

Oficinas

Inscrições nas oficinas: eraumavez_contos@hotmail.com 
  •       OFICINA 1 - CORPO E PROCESSO CRIATIVO EM ARTE
Oficina prática de dança contemporânea e de criação cênica para artistas da dança, atores e estudantes.
 
Ministrante: Prof. Paulo Guimarães é bailarino e coreógrafo. Graduado em Educação Física (UFPelotas/RS). Fundador do Meme - Centro Experimental do Movimento, de Porto Alegre/RS. Foi bailarino da Quasar Cia de Dança/GO. Foi professor na UFG (2002/2003) nos cursos de Teatro e de Musicoterapia. Como coreógrafo, tem espetáculos premiados: Bu! Um olhar adulto sobre a criança que há em nós, (Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Dança) e Teresinhas (Melhor Música)
Carga horária: 6 horas

  •       OFICINA 2- MEMÓRIA E CRIAÇÃO
A partir de memórias narradas e da cultura popular, da exploração de elementos cênicos, de cantos e de movimentos, a oficina visa introduzir os participantes em um processo de criação cênica.
 
Ministrante: Profª Ms Rosana Baptistella é artista da dança, diretora e pesquisadora da cultura popular.  Graduada em Dança pela Unicamp e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Em sua trajetória, participou do Latex Coral Cênico sob a regência de J.E.Gramani e do trabalho de José Antonio Lima (APCA). Atua como professora de arte em diferentes níveis da educação (fundamental, média e superior). Dirigiu a "XX Paixão de Cristo" de Piracicaba/SP.  Autora do livro "Danças Populares de Mato Grosso" (1997). É membro do Laborarte.Tem vários prêmios FICC-Fundo de Apoio à Cultura de Campinas.
Carga horária: 6 horas
 
  •       OFICINA 3 – DA NARATIVA ORAL AO JOGO TEATRAL

Propõe a desencadear um processo criativo cênico, mediado pelo jogo improvisacional, tendo como referência as narrativas orais inerentes à cultura popular e orientando-se, metodologicamente, pelas proposições de Viola Spolin e Maria Lúcia Puppo, bem como pelas investigações do Grupo Estandarte de Teatro - Natal(RN).

Ministrantes:
Prof. Lenilton Teixeira – Mestre Em Artes Cênicas pelo Programa de Artes Cênicas da UFRN. Professor de teatro da rede municipal de ensino básico. Membro e diretor do Grupo Estandarte de Teatro. Co-fundador e primeiro diretor da Escola de Teatro Carlos Nereu (Ensino Médio), vinculada à Fundação Capitania das Artes.

Prof. Jefferson Alves é Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Centro de Educação/UFRN.  Docente do estágio supervisionado de formação de professores em Teatro da UFRN. Coordena pesquisa na área de ensino de arte e deficiência visual, dando ênfase à fotografia e ao teatro. Coordena o Programa de Extensão Escambo de Saberes: o estágio e a formação docente em artes, contemplando os professores de estágio e as coordenações dos cursos de Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, em parceria com as escolas municipais e estaduais da cidade de Natal/RN. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd. Membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRN. Integrante do Grupo Estandarte de Teatro/Natal/RN
Carga horária: 6 horas

  •       OFICINA 4: ERA UMA VEZ...OFICINA DE FORMAÇÃO PARA CONTADORES DE HISTÓRIA
Contar história é uma arte milenar. Mais que poder contar e ouvir histórias, esta singela ação cria um espaço de comunicação e comunhão entre contadores e ouvintes. Educa a escuta. A oficina tem por objetivo orientar o processo de construção da arte da narração de histórias. Por meio de jogos teatrais e expressivos, estudos da narrativa e ampliação dos recursos expressivos do narrador pretende-se que a história narrada construa e expresse imagens que alimentem a capacidade criativa do narrador e do ouvinte.

Ministrante: Profa. Dra. Maria Ângela de Ambrosis - Professsora Doutora na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Doutora pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2005) onde também realizou pesquisa de mestrado (2000), cujos temas insidiram sobre o corpo e processo de criação do ator.Graduou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987).Atualmente é professora, atriz, palhaça e contadora de história. Foi artista orientadora do Projeto Teatro Vocacional da Prefeitura Municipal de São Paulo e integrante da Cia Vôos.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Improvisação, atuando principalmente nos seguintes temas: clown, comunicação, interpretação, corpo do ator e teatro.

Carga horária: 8 horas

Um comentário:

  1. Olá Boa tarde!!! vou participar das oficinas, mas necessito dos horários em que as mesmas acontecerão, pois quero divulgar no meu blog e no Ambiente Virtual de Aprendizagem: o Moodle da SEDIS. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir