Programação


QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO:
MEMÓRIA E CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PROGRAMAÇÃO
HORÁRIOS/DIAS
15/06
(QUARTA-FEIRA)
16/06
(QUINTA-FEIRA)
17/06
(SEXTA-FEIRA)

9 as 12h


Reunião do Projeto “Era uma vez uma vez uma história contada outra vez”
(restrita aos participantes do projeto)

Reunião do Projeto “Era uma vez uma vez uma história contada outra vez”
(restrita aos participantes do projeto)


Reunião do Projeto “Era uma vez uma vez uma história contada outra vez”
(restrita aos participantes do projeto)

14 as 16h

Oficina 1 (Sala 1)
Oficina 2 (Sala 18)


Oficina 1 (Sala 1)
Oficina 2 (Sala 18)

Oficina 1 (Sala 1)
Oficina 2 (Sala 18)

16h30 as 18:30

Oficina 3 (Sala 1)
Oficina 4 (Sala 18)

Oficina 3 (Sala 1)
Oficina 4 (Sala 18)

Oficina 3 (Sala 1)
Oficina 4 (Sala 18)




19 as 20h30

Apresentação Artística: Tambuco Siriri – Bianca Bazzo  

Palestra: O artista-professor como narrador. Profª Drª Márcia Strazzacappa (Unicamp)

Local: Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo (Teatrinho) DEART

Mesa: Corpo e memória. Profª Drª Valéria Figueiredo (UFRG) e Profª Drª Karenine Porpino (UFRN).

Sala 21 (DEART)


Espetáculo: "sobre mulheres e lobos" Direção: Paulo Guimarães. 

Local: Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo (Teatrinho) DEART




20h30mim

Espetáculo: Santa Cruz do não sei / Grupo Arkhétypos  Direção: Prof. Dr.  Robson Haderchpek

Local: Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo (Teatrinho) DEART

Informações detalhadas: Blog: http://aumentaumponto.blogspot.com/
Inscrições nas oficinas: eraumavez_contos@hotmail.com 
  •       OFICINA 1 - CORPO E PROCESSO CRIATIVO EM ARTE
Oficina prática de dança contemporânea e de criação cênica para artistas da dança, atores e estudantes.
 
Ministrante: Prof. Paulo Guimarães é bailarino e coreógrafo. Graduado em Educação Física (UFPelotas/RS). Fundador do Meme - Centro Experimental do Movimento, de Porto Alegre/RS. Foi bailarino da Quasar Cia de Dança/GO. Foi professor na UFG (2002/2003) nos cursos de Teatro e de Musicoterapia. Como coreógrafo, tem espetáculos premiados: Bu! Um olhar adulto sobre a criança que há em nós, (Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Dança) e Teresinhas (Melhor Música)
Carga horária: 6 horas

  •       OFICINA 2- MEMÓRIA E CRIAÇÃO
A partir de memórias narradas e da cultura popular, da exploração de elementos cênicos, de cantos e de movimentos, a oficina visa introduzir os participantes em um processo de criação cênica.
 
Ministrante: Profª Ms Rosana Baptistella é artista da dança, diretora e pesquisadora da cultura popular.  Graduada em Dança pela Unicamp e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Em sua trajetória, participou do Latex Coral Cênico sob a regência de J.E.Gramani e do trabalho de José Antonio Lima (APCA). Atua como professora de arte em diferentes níveis da educação (fundamental, média e superior). Dirigiu a "XX Paixão de Cristo" de Piracicaba/SP.  Autora do livro "Danças Populares de Mato Grosso" (1997). É membro do Laborarte.Tem vários prêmios FICC-Fundo de Apoio à Cultura de Campinas.
Carga horária: 6 horas
 
  •       OFICINA 3 – DA NARATIVA ORAL AO JOGO TEATRAL

Propõe a desencadear um processo criativo cênico, mediado pelo jogo improvisacional, tendo como referência as narrativas orais inerentes à cultura popular e orientando-se, metodologicamente, pelas proposições de Viola Spolin e Maria Lúcia Puppo, bem como pelas investigações do Grupo Estandarte de Teatro - Natal(RN).

Ministrantes:
Prof. Lenilton Teixeira – Mestre Em Artes Cênicas pelo Programa de Artes Cênicas da UFRN. Professor de teatro da rede municipal de ensino básico. Membro e diretor do Grupo Estandarte de Teatro. Co-fundador e primeiro diretor da Escola de Teatro Carlos Nereu (Ensino Médio), vinculada à Fundação Capitania das Artes.

Prof. Jefferson Alves é Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Centro de Educação/UFRN.  Docente do estágio supervisionado de formação de professores em Teatro da UFRN. Coordena pesquisa na área de ensino de arte e deficiência visual, dando ênfase à fotografia e ao teatro. Coordena o Programa de Extensão Escambo de Saberes: o estágio e a formação docente em artes, contemplando os professores de estágio e as coordenações dos cursos de Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, em parceria com as escolas municipais e estaduais da cidade de Natal/RN. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd. Membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRN. Integrante do Grupo Estandarte de Teatro/Natal/RN
Carga horária: 6 horas

  •       OFICINA 4: ERA UMA VEZ...OFICINA DE FORMAÇÃO PARA CONTADORES DE HISTÓRIA
Contar história é uma arte milenar. Mais que poder contar e ouvir histórias, esta singela ação cria um espaço de comunicação e comunhão entre contadores e ouvintes. Educa a escuta. A oficina tem por objetivo orientar o processo de construção da arte da narração de histórias. Por meio de jogos teatrais e expressivos, estudos da narrativa e ampliação dos recursos expressivos do narrador pretende-se que a história narrada construa e expresse imagens que alimentem a capacidade criativa do narrador e do ouvinte.

Ministrante: Profa. Dra. Maria Ângela de Ambrosis - Professsora Doutora na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Doutora pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2005) onde também realizou pesquisa de mestrado (2000), cujos temas insidiram sobre o corpo e processo de criação do ator.Graduou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987).Atualmente é professora, atriz, palhaça e contadora de história. Foi artista orientadora do Projeto Teatro Vocacional da Prefeitura Municipal de São Paulo e integrante da Cia Vôos.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Improvisação, atuando principalmente nos seguintes temas: clown, comunicação, interpretação, corpo do ator e teatro.

Carga horária: 8 horas